Você sabe por que a política é decisiva para o mercado financeiro e como esses dois mundos se relacionam? Mais do que apenas realizar uma gestão patrimonial, o mercado financeiro também busca administrar riscos potenciais a investimentos visados. Nesse sentido, a administração de patrimônios também requer um bom conhecimento sobre política.
As decisões tomadas no cenário político impactam o cotidiano das pessoas, alterando o mercado e suas variáveis.
Portanto, a política é intimamente ligada ao mercado financeiro. E entender mais sobre esse cenário é indispensável para que suas decisões sejam mais assertivas.
Como a política interfere no mercado financeiro?
Todas as decisões em relação a administração de ativos devem considerar o cenário macroeconômico e o cenário regional. Isso porque as decisões políticas exercem influência direta em fatores como:
- Taxas de juros praticadas pelo mercado;
- Inflação;
- Educação;
- Emprego;
- Infraestrutura.
Portanto, fazer investimentos, comprar ou vender imóveis e até mesmo decisões a respeito da gestão de empresas devem considerar o cenário político.
Quando o cenário é de muitas incertezas, é comum que se adote uma postura mais conservadora. Justamente visando evitar riscos desnecessários.
Política e mercado financeiro: a inflação
Um conceito que sempre deve ser lembrado é que a inflação é o reajuste de preços de produtos e serviços.
Dado que decisões políticas interferem diretamente na subida ou descida da inflação, é fundamental acompanhar esse índice econômico por diversos aspectos, pois:
- A forma como uma empresa monta e administra seu estoque, os valores cobrados por produtos e serviços, a capacidade de compra da população, tudo é regido pela inflação;
- Quando decisões políticas acarretam aumento desse índice sem um aumento proporcional dos salários da população, a inflação representa a perda de poder de compra;
- Visando tomar decisões inteligentes em relação a administração de seus bens e capital porque todas as políticas interferem diretamente na economia.
Movimentação da Bolsa de Valores: como a política interfere?
As decisões políticas interferem diretamente na flutuação de valores de ações de empresas que estão listadas na Bolsa.
Aliás, quando pensamos em política e mercado financeiro, talvez esse seja o exemplo mais nítido para a população a respeito da interferência política no cotidiano.
A influência da política no mercado financeiro se mostra muito forte. Em especial devido ao fato de que as ações estão sujeitas a especulações, opiniões e projeções de cenário. Quando a mídia divulga, por exemplo, dados de pesquisa eleitoral é natural que isso se reflita rapidamente na Bolsa de Valores, ocasionando queda ou aumento nos preços de ações.
A variação de preços dos alimentos é um exemplo dos reflexos das decisões políticas no mercado e no cotidiano de todos. Da perspectiva dos negócios, essa dinâmica torna-se mais compreensível e pode ser controlada por meio de uma boa consultoria política.
Assim, é possível entender com riqueza de detalhes os cenários políticos e passar a utilizar esses dados a seu favor nas suas tomadas de decisões.
Afinal, as decisões mais estratégicas para seu negócio e cotidiano devem partir de uma análise profunda da economia e cenário político, principalmente quando falamos em investimentos de riscos
.
Metapolítica
Conteúdos relacionados
12/12/2023
A importância do monitoramento regulatório para o terceiro setor
O terceiro setor é repleto de organizações movidas por missões sociais vitais e…
02/03/2023
5 Argumentos para contratar uma consultoria política para a sua empresa agora mesmo
A contratação de uma consultoria política pode ser uma decisão difícil, mas…
01/12/2022
Consultoria política: como ela ajuda a minha empresa?
Planejamento estratégico, foco em resultados e investimentos em tecnologia são…