Em outro momento nós explicitamos os motivos pelos quais há a necessidade de investimentos em um serviço de Assessoria Parlamentar, serviço este que geralmente é prestado por uma empresa especializada em consultoria política. Nesta matéria buscaremos esclarecer 5 pontos fundamentais que uma boa consultoria política deve cuidar.
Com uma necessidade crescente na atuação de processos decisórios e na participação de formulações de políticas públicas, numerosos setores recorrem à consultorias políticas para que tenham auxílios em suas necessidades com o objetivo de estarem cada vez mais próximos do Poder Público.
A maior barreira existente hoje e que dificulta, muitas vezes, uma maior participação nos processos de tomada de decisão é a falta de clareza sobre o que faz uma consultoria política e como ela pode alavancar resultados. Somado a isso, a falta de inovação no setor das consultorias políticas, garante o permanente uso de métodos ultrapassados, não verificáveis e uma comunicação rudimentar.
Atualmente, poucas empresas desse ramo perceberam as mudanças e passaram a considerar os novos meios de comunicações em suas análises e estratégias de atuação Institucional e Governamental.
A Metapolítica se pauta pelos preceitos da inovação, buscando sempre novas tecnologias e estudando formas de aplicações junto aos seus clientes. Nesse sentido, apresentamos um catálogo com numerosos produtos que potencializam a participação de nossos clientes e parceiros. Por relevância listamos aqui 5 pontos fundamentais para se acompanhar o Poder Público:
Agenda – É extremamente importante que se tenha ciência dos projetos, discussões e votações em um determinado período, além de deixar o cliente informado sobre possíveis impactos, ajuda a elaborar estrategicamente medidas a serem adotadas antecipadamente. A partir do acompanhamento sistemático da agenda, é possível apontar quais eventos e deliberações devem ser priorizados.
Monitoramento da Tramitação – Tem por finalidade identificar alterações na tramitação de proposições legislativas classificadas como prioridades pelo cliente. É também uma forma de planejar antecipadamente ações que visem alcançar seu objetivo todas as vezes em que houver alterações, como sugestão de emendas a serem protocoladas por parlamentares, audiências públicas para debater o assunto, reuniões com atores-chaves do processo.
Nota Técnica – Seu objetivo é expor mais profundamente determinada proposta, impactos e alternativas apontadas. Através da nota técnica, o cliente fica com mais propriedade no assunto e consegue entender a fundo os benefícios e malefícios de determinada proposição, por exemplo.
Reunião com Autoridade – A realização de reuniões com os tomadores de decisão é fundamental para o estabelecimento da relação dos clientes com o Poder Público a fim de se produzir impactos na formulação de políticas públicas, sugerir alternativas e minimizar perigos.
Síntese de Eventos – Um resumo com pontos importantes levantados em eventos, audiências e deliberações que estão diretamente relacionados às pautas de interesse dos cliente.
Por fim, uma consultoria política deve oferecer muito mais que 5 produtos para alcançar o objetivo de seus clientes, bem como para ser reconhecida como confiável. De fato, o maior desafio hoje é se diferenciar dos demais e oferecer soluções que surtam efeitos no curto, médio e longo prazos, para que não haja prejuízos para o cliente.
Guilherme Barros Integrante da Metapolítica, graduando em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília.
Metapolítica
Conteúdos relacionados
12/12/2023
A importância do monitoramento regulatório para o terceiro setor
O terceiro setor é repleto de organizações movidas por missões sociais vitais e…
02/03/2023
5 Argumentos para contratar uma consultoria política para a sua empresa agora mesmo
A contratação de uma consultoria política pode ser uma decisão difícil, mas…
01/12/2022
Consultoria política: como ela ajuda a minha empresa?
Planejamento estratégico, foco em resultados e investimentos em tecnologia são…