Estamos em um período onde as relações institucionais e governamentais estão cada vez mais implícitas, visíveis e implantadas em corporações e associações. O intuito de ter essa estrutura em uma instituição é a de ter apoio no acompanhamento, discussão e detalhamento de méritos de movimentações políticas internas e externas que ocorrem em todos os níveis governamentais (federal, estadual, municipal e internacional).

A sua atividade ainda hoje no Brasil não é regulamentada, ou seja, não há uma legislação prevista e específica para tratar sobre os assuntos, entretanto, há uma organização chamada Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG, que inicialmente foi fundada em 2007 com a finalidade de concentrar uma sociedade nas discussões acerca dos processos decisórios políticos com participação fundamental da sociedade civil e do setor privado.

Atualmente há um código de conduta e ética para ser seguido e indagado constantemente pelo profissional de Relações Institucionais, e ele apresenta quatro aspectos primordiais para um excelente serviço:

  • Relações com o Mercado: O que faz o profissional de Relações Governamentais; quais serviços disponíveis?
  • Regulamentação: Quais princípios e regras devem nortear a defesa de posições perante tomadores de decisão?
  • Compliance: Como deve portar-se um profissional de Relações Institucionais no tratamento com autoridades? Como devem os representantes, que agem em nome de uma empresa, portar-se diante de uma autoridade?
  • Capacidade Profissional: Articulação com a Academia, apoio a cursos e promoção de eventos voltados à boa formação do profissional de Relações Institucionais e Governamentais.

É como um instrumento de representação política, apesar de pouco difundido popularmente na sociedade civil e em organizações de quaisquer áreas. O papel das Relações Institucionais e Governamentais está na construção e edificação das tão planejadas tomadas de decisão, que afetam tanto o Estado, como as organizações e pessoas da sociedade. Uma atribuição vitalícia do profissional é sempre prezar pela participação nas discussões dos processos decisórios, criando e reconhecendo oportunidades, mantendo demasiadamente a transparência e ética para com todos à sua volta.

Vemos prontamente no período de crise sanitária em todo mundo, que vivemos uma forte presença e participação do Lobby nas tomadas de decisão, principalmente em nosso país, como por exemplo a construção de grupo prioritário da campanha de vacinação para os catadores que continuaram incessante e normalmente o trabalho durante a pandemia, especificando ainda mais os que trabalham com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU. Assim, por meio de um serviço de Relações Institucionais e Governamentais, através do intermédio de lobistas, com transparência, utilização de banco de dados e ciclos de políticas públicas baseadas em evidências, foi possível graças aos procedimentos de RIG com relacionamento próximo e debate com os stakeholders, ressaltar a importância e protagonismo destes trabalhadores catadores de lixo do DF. Assim, com influência do serviço de RelGov, a vacinação da categoria foi possível e com o recebimento da vacina Janssen em dose única.

Qual a função de uma Consultoria Política?
Destrinchando o que é uma Consultoria Política, de forma objetiva, direta e pragmática, as consultorias em sua finalidade têm como principal objetivo trazer de maneira assertiva e em tempo hábil, produtos e soluções para a defesa de interesses do cliente.

Os serviços ofertados podem variar de consultoria para consultoria, mas há uma incessante busca para criar inovações e garantir melhorias em produtos para que haja um diferencial em cada um. Estes produtos são englobados no que explicamos como Relações Institucionais e Governamentais. O serviço de monitoramento dos poderes que permite analisar riscos políticos, a busca pelos perfis de stakeholders, o foco no legislativo e suas agendas governamentais, perfis parlamentares, monitoramento de emendas e comissões, montagem de discursos e insights de tramitação de proposições. Estes são alguns dos produtos formulados por uma Consultoria Política, além das formulações de políticas públicas e olhar atento ao poder executivo com a realização da leitura do Diário Oficial da União.

  • Acompanhamento do Legislativo e Executivo, Perfil de Autoridades Públicas, Mapeamento de Votações, Análise do Discurso de autoridades públicas.
  • Pesquisa, opinião eleitoral, opinião parlamentar, atualização de banco de dados.
  • Assessoria Política.

A Consultoria Política que atua no mercado das relações governamentais pode oferecer todo um planejamento estratégico e difuso, desenvolvido especificamente para cada cliente, engajando cada área das relações institucionais, fazendo com que uma informação seja difundida em âmbitos em que o acompanhamento político não é prioridade da empresa contratante, onde há pessoas que atuam em setores que necessitam dessa expertise para o andamento do trabalho.

Influência de RIG nas organizações
Importante ressaltar a relevância que é possuir uma área ou uma consultoria com serviços de relações institucionais e governamentais em qualquer instituição. Isso faz influenciar todo o seu valor agregado diariamente na organização, de forma que há várias áreas e setores trabalhando com uma mesma finalidade. É dado em meio ao impacto de resultados com o cenário político, criando uma rotina que prioriza o acompanhamento diário representando conjunturas e situações de riscos.

As organizações com profissionais de relações institucionais acabam se destacando com conhecimento em áreas diversas como em direito, economia, marketing, política, além da habilidade e facilidade de manter toda empresa atualizada com boletins informativos de demais setores que agregam no trabalho final. Assuntos trazidos desde o que acontece politicamente em um município que pode repercutir mundialmente. Essas organizações que detém trabalhadores capacitados e habilitados, possuem serviços analíticos e estratégicos, gabaritados nas tomadas de decisão. Um detalhe interessante é a busca por perfis que tenham contato com línguas estrangeiras e que tenham relações ou a habilidade de criá-las para ações compartilhadas internacionalmente, diversificando conhecimentos.

Atuação profissional em RIG
Na atuação profissional deve haver um consenso de articulação e capacitação nos poderes legislativo e executivo, sem se esquecer da tecnicidade jurídica, apresentando centralidade na construção do relacionamento com demais participantes no trabalho que não são meramente coadjuvantes, mas que tem total influência na entrega final do produto. Estas são autoridades, os influenciadores, tomadores de decisão já citados anteriormente, que definem parte do processo de Relações Institucionais e Governamentais. É papel do mediador realizar uma introdução e mostrar benefícios e malefícios para o que se está levantando. Muitas vezes uma mediação deve ser construída de forma técnica e jurídica, lembrando também que por meio de análise de cenários políticos que alcançam a representação do seu cliente, do grupo de interesse. Uma organização que reúne pessoas com o trabalho de acompanhar e monitorar o cenário político de forma baseada em inteligência de dados, que tomam as decisões com transparência e atuam para conectar seus stakeholders, têm o benefício de ser protagonista em suas deliberações, influenciar cenários e contribuir para setores da sociedade em geral.